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Como fazer um MÍDIA KIT: o que não pode faltar + 3 modelos gratuitos e editáveis


texto "como fazer um midia kit no canva mais três modelos editáveis e gratuitos" escrito em duas fontes (cinza escuro simples e escrita à mão rosa claro) com fundo rosa claro e marca d'água do endereço do site

Você sabia que um dos itens mais pedidos pelas marcas no momento de pensar em uma parceria com uma influenciadora é o MÍDIA KIT?

Todos os dias grandes marcas recebem propostas de parcerias de blogueiras, influenciadoras e youtubers.

Para fechar parcerias com essas marcas você precisa de um mídia kit profissional que apresente de forma clara e objetiva como você pode ajudá-las a conquistar novos clientes.

Através do mídia kit você vai mostrar o que você faz, quem acompanha você e quais são os resultados do seu Instagram, do seu canal no Youtube, do seu blog ou de qualquer outra plataforma. 

É uma propaganda, sabe?

Você vai mostrar porque é especial e porque essa marca precisa te conhecer.

Mas fique super tranquila porque neste artigo eu vou te mostrar passo a passo, com todos os detalhes, como fazer o seu.

De forma gratuita, super profissional e com a sua cara!

E se você ler até o final, vai ver que eu preparei 3 modelos editáveis e gratuitos para você propor parcerias com as marcas dos seus sonhos.

Vamos lá?

Mas antes, uma dica para você atrair visitas para o seu blog:

📔 O E-Book Manual do Pinterest que eu sempre recomendo para vocês que querem atrair muitas visitas para o blog está sendo atualizado e a 3ª edição terá ajuste no preço (que atualmente é muito bom).

Adquirindo hoje essa versão você terá acesso à nova atualização (quando estiver disponível) sem nenhum custo adicional.

--

Resumindo, eu vou te mostrar (deixei os títulos bem grandes para você ir direto ao ponto se quiser):

  • O que é um mídia kit

  • Por que ter um mídia kit

  • Informações que não podem faltar no seu

  • Como criar um mídia kit em 5 passos

  • 3 modelos de mídia kit para você editar no Canva gratuitos

  • Conclusão

jovem mulher sentada em um chão aparentemente de madeira com as pernas cruzadas usando um laptop cinza aberto. Ela está encostada em uma parede de tijolos brancos e ao seu lado há uma pilha pequena de livros.
Imagem de expresswriters por Pixabay 

Como fazer um MÍDIA KIT: o que não pode faltar + 3 modelos gratuitos e editáveis


O que é um MÍDIA KIT


O mídia kit é um documento feito para divulgar a sua plataforma, principalmente com o objetivo de propor parcerias com marcas. 

Nele são apresentadas as informações mais importantes do seu canal, instagram, blog ou canal no youtube e de que forma elas podem ajudar as marcas a expandirem seus negócios.

Você vai mostrar, dentre outros pontos que eu vou abordar mais abaixo, o que você faz, quem é o seu público-alvo, como eles se engajam com você, de que forma você promove esse engajamento e, ainda, quais são os trabalhos que você oferece em parcerias.

Uma dica é você se colocar no lugar da marca: o que ela gostaria de saber sobre você que no final das contas vai trazer mais resultados para ela? O que essa influenciadora pode fazer para divulgar minha marca?

Tudo isso deve ser apresentado com uma aparência bonita e com a sua cara.


Por que ter um mídia kit?


Prontinho.

Você já entendeu o que é o mídia kit.

Agora eu vou te mostrar bem objetivamente as vantagens de trabalhar com esse documento.

Mostrar credibilidade

Quando você entrega o seu mídia kit à marca, no mínimo ela vai perceber que você se preocupa de forma profissional com a sua plataforma.

Você não está ali brincando... é o seu trabalho.

Você leva a sério o que faz e por isso o seu "currículo" já é colocado à frente de outros.


Resumir quem você é

Imagine só você propor uma parceria a alguma marca e ela precisar ficar rolando o seu feed, assistindo aos seus stories, vendo os vídeos do seu canal, navegando por horas no seu blog... tudo isso para entender o que você faz. 

Não preciso nem dizer que nenhuma marca séria perderia tempo com isso.

O mídia kit vai resumir tudo isso e poupar muito o tempo do anunciante com quem você deseja trabalhar.


Deixar claro o seu valor (e o seu preço $) de forma séria

Acreditem: não é nada profissional chamar uma marca (uma marca boa pelo menos) no direct simplesmente resumindo o que você faz e já colocar quanto custa cada post, cada story...

Não faz sentido.

A marca nem te conhece direito.

Como você pode precificar o seu serviço se a marca nem sabe o que você pode fazer por ela?

No mídia kit, depois de mostrar quantas pessoas você atinge e quem é o seu público-alvo , por exemplo, você vai apresentar os seus preços.

Chegando nessa parte a marca já está praticamente convencida do seu potencial, facilitando a chance de ela fechar parceria com você.


Dados que não podem faltar no seu mídia kit


a imagem mostra um homem vestido com roupa social sentado à uma mesa de madeira apertando a mão de uma mulher que aparece parcialmente como se estivesse saindo da tela do notebook em cima da mesa. Na mesa também estão um celular, uma agenda preta com uma caneta e uma xícara branca apoiada em um pires branco.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Coloquei abaixo uma relação de informações presentes em mídia kits de influenciadoras digitais, jornalistas e apresentadoras.

São dados que você precisa colocar no seu mídia kit.


1. Quem você é e o que você faz

Fale o seu nome, quantos anos você tem e sobre o que você fala na sua plataforma.

Não escreva muito para não ficar cansativo.

No máximo um pequeno parágrafo está ótimo.


2. Seus propósitos

Quais são as suas motivações para fazer o que faz? Quais valores são essenciais para você?

Nesse momento você deve dizer se é inspirar mulheres a se tornarem cada vez mais donas de si por meio da educação financeira... se é tornar os dias das pessoas mais divertidos para contribuir no combate à depressão... se é educar sobre algum assunto porque isso vai gerar xx transformação em sua vida...

E por aí vai.


3. Qual é o seu nicho

Essa informação é essencial.

A marca precisa saber que você conversa com as pessoas que ela quer atingir.


4. Público-alvo

Diga quais são as características das pessoas com quem você interage.

Fale sobre a idade, gênero, renda, escolaridade, localização, personalidade, estilo de vida, hábitos de consumo, nível de conhecimento no assunto que você trabalha etc.

Se você já construiu a sua persona, descreva-a.

Essas informações você consegue analisando as métricas do Instagram, do Youtube, do Google Analytics, mas você também pode fazer pesquisas e usar a sua percepção.


5. Métricas

Aqui você vai colocar algumas das coisas que mais interessam à marca e o que vai te ajudar na hora de determinar quanto custa a sua influência:

- Quantidade de seguidores
- Quantos % de crescimento você consegue por mês
- Qual é a taxa de engajamento
- Número de cliques
- Quantos comentários em média seu conteúdo recebe


6. Depoimentos

Mostre depoimentos de pessoas que já compraram produtos e serviços que você recomendou. 

Coloque também casos de sucesso com parcerias com outras marcas.

Se alguma campanha que você fez saiu em alguma outra mídia, em um grande site, em uma reportagem falando sobre o caso, não deixe de colocar no mídia kit.


7. Tipos de serviços que você oferece

Coloque, nesse momento, quais são as formas de divulgar um produto ou serviço que você oferece em sua plataforma.

Diga se é post patrocinado no blog, se é post no feed e stories no instagram, review no youtube, banner no blog...


8. Preços

Eu recomendo que você já diga no próprio mídia kit quanto custa o seu trabalho, ou pelo menos dê algum parâmetro.

Após ir se convencendo de pouquinho a pouquinho durante a leitura do mídia kit, ao chegar ao final e consultar o preço a marca já está quase (ou totalmente) convencida do seu valor.

Muitas vezes os anunciantes não dispõem de tempo para ler o mídia kit e ainda procurar pela influenciadora, esperar que ela responda...

Deixar claro logo no mídia kit é muito bem visto!


9. Dados de contato

Por fim, coloque as suas informações de contato. Os links para as suas plataformas, e-mail e telefone com o nome do responsável pelo contato com os anunciantes.


Como criar um MÍDIA KIT em 5 passos


Para criar um mídia kit pelo Canva (que é a ferramenta que eu uso para criar os meus) é extremamente simples.

Vou passar os 5 passos resumidos e mais abaixo em detalhes.

→ Crie ou acesse sua conta no Canva

→ Escolha um dos templates disponíveis para usar como base

→ Faça o upload das imagens da sua marca (prints, dados do G. Analytics logo etc)

→ Edite as imagens, coloque filtros e adicione os textos

→ Baixe o midia kit


→ 1 e 2) Crie ou acesse sua conta no Canva e escolha um dos templates disponíveis

Acesse a sua conta e, no campo de busca, procure por "Press kit" que é a mesma coisa que o Midia kit.

Veja a imagem:


Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar


Abra todos os modelos de midia kit que mais te interessaram e veja como eles são por dentro, em detalhes:


Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

Eu me apaixonei por esse modelo da imagem abaixo.

Por isso, selecionei essa opção e vou editar as cores e os números para deixar com a cara do meu blog:

Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

→ 3 e 4) Faça o upload das imagens da sua marca, edite as imagens, coloque filtros e adicione os textos


Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

Eu vou substituindo as informações pelas que se encaixam no meu blog:

  • Título do blog
  • Endereço do blog
  • E-mail de contato
  • Logo
  • A imagem do centro
  • As cores da marca
  • O endereço das redes sociais
  • Os números de seguidores das redes sociais
  • Características do meu público etc

Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

→ 5) Baixe o Midia Kit

Depois de editar as informações, é hora de baixar o arquivo par que você possa imprimir, compartilhar por e-mail, pelo whatsapp ou deixar guardado no computador para usá-lo ao entrar em contato com a marca que você deseja propor parceria.

O formato recomendado é o PDF, que possui alta qualidade e suporta várias páginas.

Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

Muito simples, não é?

Olha, é muito simples criar um Mídia Kit pelo Power Point e por outras ferramentas como algumas pessoas fazem.

Mas eu acho o Canva infinitamente melhor, pois além de gratuito, esses designs de mídia kit foram desenvolvidos por profissionais de design.

Por isso, o tamanho de cada elemento, a fonte selecionada, a disposição das informações... tudo já está pré-montado da melhor forma possível.

Sem falar que é bem visível o profissionalismo e elegância dos modelos.


3 Modelos Gratuitos e Editáveis de Midia Kit no Canva


Eu separei três modelos que eu mais gostei para você achar mais rápido e editar para a sua marca.


Eu reuni os três modelos em um link editável.


Mídia Kit 1

Esse modelo é composto de 3 páginas e é super completo.

Ele tem espaço para você escrever mais sobre a sua marca, cada rede social e ainda conta com um gráfico que você pode editar. 


Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar


Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

Mídia Kit - 2 

O 2º modelo que eu mais gosto tem duas páginas é super feminino e muito ilustrativo.

Você consegue alterar essa ilustração da primeira página para adaptar ao seu produto ou serviço buscando ali em "Elementos" ou "Imagens" por outros exemplos.


Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar

Mídia Kit - 3 

Esse é o modelo que eu usei nos exemplos lá em cima.

Ele tem uma página só, mas contém as principais informações, aquelas que a marca realmente precisa saber sobre você para despertar o interesse.

Ah, caso você tenha dificuldades com o inglês, infelizmente não é possível encontrar o modelo em português, você vai precisar jogar no tradutor para mudar as informações.

Como criar um mídia kit gratuito no Canva + modelos para baixar


Conclusão


Acredito que ficou mais do que provado que esse pequeno documento chamado Mídia Kit é capaz de abrir portas incríveis para você como influenciadora digital.

Lembre-se de mantê-lo atualizado, sempre inserindo informações e conquistas novas.

Você gostou desse conteúdo que eu trouxe hoje para vocês?

Foi feito com muito carinho, com muita pesquisa e dedicação.

Por isso, se gostou, deixe um comentário!

E compartilhe com todo mundo.

Comentários

  1. Adorei o artigo. O melhor que já li sobre mídia Kit. Obrigada por compartilhar.
    O Canva é uma excelente ferramenta, a criação de artes é muito mais rápida devido a praticidade que ele nos oferece.
    Parabéns pelo conteúdo. Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom ler isso! Obrigada!! Espero que tenha sido muito útil. Beijo!

      Excluir
  2. amei o artigo! mto fácil e super completo!! obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Samanta! Fico MUITO feliz em ler isso! Espero que tenha te ajudado. Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Não consegui abrir os links eles abrem tipoum pdf, nao tem como editar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Você tem razão. Eu fui conferir e, de fato, devo ter feito alguma alteração e esqueci de compartilhar como template. Mas já corrigi e testei. No momento está tudo certo. Aproveitei e coloquei as informações em português para ficar mais fácil de editar. Muito obrigada por avisar <3. Qualquer coisa, me avise! Beijo.

      Excluir

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