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Como escolher um nicho de mercado lucrativo: entenda como encontrar o ideal para você


Esse post é para atender ao pedido de uma leitora que comentou ter muita dificuldade para entender qual é o seu nicho.

E eu percebi que essa dúvida não é só dela, inclusive já foi a minha.

Você já deve ter visto essa definição: nicho é uma segmentação de um mercado. Ou seja, uma parcela de uma grande área de interesse.

Quando alguém decide trabalhar em algum empreendimento, com redes sociais e blogs, por exemplo, é preciso determinar qual é o seu nicho de mercado para que você consiga criar conteúdo direcionado para o seu público-alvo.


Como escolher um nicho de mercado lucrativo: entenda como encontrar o ideal para você

O que é um nicho: global, específico e micro


Na verdade, o nicho se divide em três categorias.

Quanto mais específica você é no momento de definir o seu nicho de mercado mais resultados positivos você terá e por várias razões.

Já vamos falar sobre isso.

A ideia de nicho pode ser dividida em:

Global (exemplo: nicho de organização)
Específico (exemplo: organização pessoal)
Micro (exemplo: organização pessoal no trabalho)

Perceba que no exemplo de nicho que coloquei ali em cima, de forma geral você vai falar sobre a área de organização, mas aí você vai afunilando, já que muitas pessoas podem ter interesse em organização financeira, organização de empresas etc.

Para delimitar ainda mais, você especifica que o seu micro nicho é de organização pessoal no trabalho.

Assim, você tem um foco muito maior na hora de produzir conteúdo.

Você sabe que apesar de ser importante se organizar financeiramente, você não tem tempo e nem conhecimento para criar conteúdos específicos para essa parte, e sim para organização pessoal no trabalho.

Você pode achar ruim, como eu já achei, restringir o seu nicho, pois você tem a sensação que está deixando um monte de gente de fora.

Mas é o contrário.

Se você quiser as pessoas interagindo com o seu conteúdo, comentando, te respondendo e até mesmo consumindo um produto ou serviço seu, quanto mais específica você for, melhor, já que quem estiver ali está muito, mas muito interessado naquele exato assunto.

É importante você saber que quanto mais específica você é no seu nicho, menos visitas e interessados você pode ter, já que é bem específico.

Por outro lado, maior a chance de essas pessoas comprarem e consumirem de você pelo mesmo motivo.

+ Veja também: Como ganhar dinheiro com o seu blog: 4 formas de monetização
+ Pode interessar: Como vender no Instagram: transforme seguidores em clientes

+ Veja também:



Como descobrir meu nicho


Você pode usar várias "estratégias" para encontrar o seu nicho perfeito.

Você vai precisar pensar se deseja ganhar dinheiro com isso, se deseja somente impactar positivamente de alguma forma, se quer fazer os dois juntos...

Tudo isso vai influenciar na escolha.

Alguns passos que eu recomendo para que você escolha o seu nicho ideal:



✔ Pense em algo pelo qual você tenha paixão, que você goste de falar sobre

Se você escolher um nicho sobre um assunto que você não gosta, com o passar do tempo você não vai ter motivação para criar conteúdo.

O seu engajamento com os seus seguidores não vai ser verdadeiro, você não vai saber como responder dúvidas de forma profunda... e isso vai sendo percebido com o tempo.


✔ Identifique uma "dor", um problema

No mundo do marketing digital nós chamamos os problemas de "dor".

Procure pesquisar quais são os problemas que as pessoas mais enfrentam em uma área.

Se você está sondando o nicho de estudos, por exemplo, veja quais necessidades as pessoas mais estão buscando... se é oportunidade de estudar no exterior, se é dificuldade de encontrar bolsas de estudo, de se concentrar etc.


✔ Algo que você vai estudar muito

Essa dica está ligada à primeira, que é escolher algo que você goste. Isso porque para se destacar em meio aos seus concorrentes você vai precisar estar constantemente estudando o assunto, buscando novidades, formas de se diferenciar, conteúdos novos etc.

Por isso, gostar de estudar sobre o assunto vai ser um diferencial.


✔ Demanda

Esse é um dos pontos mais importantes.

Você precisa saber se existem pessoas procurando isso que você irá abordar.

Já imaginou se dedicar horas por dia produzindo um conteúdo que ninguém vai procurar?

Continue lendo até o final pois ainda vamos abordar mais sobre como encontrar nichos lucrativos, de interesse.

+ Leia também: 37 ideias de posts para o nicho de estudos
+ Pode interessar: 31 ideias de posts para o nicho de makes


Ideias de nichos interessantes e lucrativos


A primeira forma de saber se um nicho é lucrativo é descobrir se existem pessoas interessadas nele.

Em seguida, você precisa saber se já existe muita concorrência para ele, já que quanto mais gente trabalhando em uma área, mais difícil fica para você atrair a atenção e conquistar uma grande audiência.

Uma das ferramentas que você pode utilizar para descobrir essas informações é a Ubersuggest.

Nele você pode digitar a palavra-chave do nicho que você quer e conferir o volume de buscas e consequentemente a concorrência.

Nessa lista abaixo você encontra algumas das ideias de nichos mais lucrativas:

  • Saúde, mundo fitness e emagrecimento
  • Carreira e negócios
  • Desenvolvimento pessoal e espiritual
  • Idiomas
  • Finanças e investimentos
  • Estilo de vida - lifestyle - hobbies
  • Relacionamentos

Informações do site www.midia.com.br

Lembrando que esses são super nichos, os com maior procura.

Porém, você deve esmiuçar esses nichos para encontrar os micro nichos.

Dentro de idiomas, por exemplo, você pode definir o seu micro nicho como inglês para adultos, inglês para intercambistas, inglês para a primeira infância etc.


10 perguntas para te ajudar a encontrar o nicho certo


  • Por que eu quero trabalhar nesse mercado?
  • Eu realmente conheço o problema que estou tentando resolver?
  • Qual a minha qualificação para resolver esse problema?
  • Existe um grupo de pessoas afetado por esse problema?
  • O que pode acontecer com elas se esse problema não for resolvido?
  • Quais são os principais interesses das pessoas que sofrem com esse problema?
  • Quais são as dores e necessidades dessas pessoas?
  • O que meus concorrentes oferecem como solução?
  • Qual diferencial pretendo oferecer?
  • Alguém pagaria por uma solução?

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