Como começar um blog da forma correta?
Quais são os passos?
Como organizar cada item durante o processo de criação?
Esse artigo vai te mostrar passo a passo como fazer e também trazer um checklist que você pode baixar e salvar aí com você para te guiar no processo de criação do seu blog.
Se prepara porque esse post é longo, afinal de contas, é um guia completo.
Eu sou apaixonada por blog.
Por meio dessa plataforma eu posso compartilhar assuntos que eu amo, ensinar às pessoas como fazer, oferecer recursos... inspirar...
E como o blog é monetizado, consigo ganhar dinheiro fazendo o que gosto.
Eu já fiz aqui um post sobre 5 razões para você começar um blog hoje mesmo e também sobre 4 formas de monetizar o seu blog.
E hoje, criei esse checklist para te ajudar a dar os primeiros passos na criação do seu.
Se você está acessando pelo celular pelo Pinterest, eu sugiro que você abra no navegador para conseguir baixar a imagem, ou clique aqui para abrir no Google Drive e baixar.
Como criar um blog passo a passo
1. Começando
- Escolha seu nicho
- Anote ideias de nomes
- Crie um logo
- Escolha uma paleta de cores
- Escolha um construtor de sites
- Escolha uma hospedagem
- Registre um domínio
► Escolha seu nicho
O primeiro passo para construir um blog é definir qual será o assunto que você tratará no seu blog.
Você quer falar sobre alimentação, saúde, empreendedorismo, games, fotografia, moda, marketing, estudos, maquiagem, viagens...
Esses exemplos que eu citei são bem, mas bem amplos mesmo.
O ideal é que você afunile esses assuntos para especificar ainda mais o seu nicho e atrair o público indiscutivelmente interessado.
Exemplos:
- Fotografia de casamentos
- Alimentação para bebês
- Saúde voltadas à terceira idade
- Empreendedorismo feminino
- Moda inclusiva
- Blog sobre o curso de medicina... serviço social...
E por aí vai.
► Anote ideias de nomes
O próximo passo é escolher qual será o nome do seu blog.
Essa parte é muito importante porque uma vez que os seus leitores se entenderem com o seu blog, será difícil inserir outro nome se você por acaso trocar mais tarde.
Faça uma listinha com os seus nomes preferidos e vá afunilando, excluindo os menos desejados.
Você pode buscar inspirações em sites de nomes, pensando de forma criativa, fazendo traduções para outras línguas...
As possibilidades são muitas.
Além disso, lembre-se de que mais para frente você vai precisar registrar um domínio, por isso, pense com carinho nesse nome que em geral deve aparecer no domínio.
► Crie uma logo
Se você vai construir um blog com o objetivo de criar uma marca, um branding que não esteja relacionado ao seu rosto (e mesmo que esteja relacionado ao seu rosto, é interessante construir uma logo para representar você em outras situações fora do blog e das redes sociais) você precisa construir uma logo.
Essa representação visual vai dar uma identidade ao seu blog.
Onde quer que as pessoas vejam o seu conteúdo, se elas virem o seu logo, vão saber que foi você que o criou.
Caso você deseje usar somente o seu rosto para o blog, lembre-se de que se você criar algum conteúdo para as pessoas baixarem, por exemplo, e você quiser deixar registrado naquele conteúdo que ele é seu, você não vai poder colocar uma foto sua, por isso, pense com carinho na criação da logo.
Imagem de 200 Degrees por Pixabay |
► Escolha uma paleta de cores
Assim como a logo, a seleção das cores vai ser uma representação sua e do seu conteúdo.
Quer um exemplo da importância da seleção das cores para te representar?
Eu sou uma pessoa apaixonada por navegar por blogs e não me canso de visitar blogs novos todos os dias sobre os mais variados.
Eu entro no Pinterest, digito algum termo e vou me divertindo acessando todos os resultados interessantes.
Eu já observei que muitas vezes, por mais impactante que seja o conteúdo, eu não me lembro qual blog criou.
Isso porque além do layout do blog ser idêntico um ao outro, a escolha das cores também.
Na área de maquiagem e moda, por exemplo, costumam ser rosa.
Porém, o site Steal The Look, sobre moda e beleza, é diferente.
Eles são bem coloridos, mas a predominância no layout é do preto.
Isso criou uma identidade para eles.
Mas essa é só uma sugestão (o Freebies, por exemplo, tem como cor principal o famigerado rosa hahaha).
RECADO IMPORTANTE 👇
📔 O E-Book Manual do Pinterest que eu sempre recomendo para vocês que querem atrair muitas visitas para o blog está sendo atualizado e a 3ª edição terá ajuste no preço (que atualmente é muito bom).
Eu chamo de construtor de sites a plataforma onde você vai criar o seu blog, o serviço que você usará para publicar o conteúdo do seu blog.
Existem várias plataformas e muitas delas (se não todas) oferecem a plataforma e a hospedagem.
As mais famosas são:
- Wix
- Blogger
- Wordpress
► Escolha uma hospedagem
A hospedagem do blog é o espaço em que seu blog será armazenado.
É o espaço na internet que o seu blog vai "alugar" para ficar.
Mas atenção aqui!
Você não precisa, se não quiser no começo, pagar pela hospedagem.
Existem inúmeras vantagens em contratar a hospedagem, mas caso você queira começar inteiramente de forma gratuita, você pode usar hospedagens gratuitas como o próprio Blogger, Wix e Wordpress oferecem.
► Registre um domínio
O domínio é o endereço do seu site.
No começo você pode optar por usar um domínio pronto oferecido pelas plataformas de hospedagem do blog, mas pouca coisa pode ser editada nesse domínio e o final deles geralmente contém o nome da plataforma, como é o aqui do Freebies, que termina com ".blogspot.com".
Registrando um domínio personalizado você pode colocar o endereço que você quiser e terminando com ".com", ".br" e outras terminações.
Aqui vão algumas dicas para você na hora de escolher o seu domínio:
- O nome do seu domínio (bem como do blog) deve ser marcante e preferencialmente com duas ou três palavras.
- Escolha ".com", pois é mais simples, é mais fácil de lembrar e causa uma impressão mais universal.
- Você pode usar uma palavra-chave do seu nicho.
- Não use números ou caracteres especiais como o hífen, pois é mais difícil de lembrar e tem uma aparência não profissional.
Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay |
2. Construindo
- Escolha um tema
- Escreva alguns bons posts
- Escreva a página "Sobre mim"
- Escreva a página de "Contato"
- Crie a página de "Política de privacidade e termos de uso"
► Escolha um tema
Essa é a parte que todo mundo adora, mas pode ser um verdadeiro horror para pessoas indecisas como eu.
Agora, já dentro da plataforma, você vai escolher o tema, que quer dizer o layout do seu blog.
Nesse momento você vai escolher onde fica a barra lateral, a página principal de postagens e muito mais.
Divirta-se escolhendo o que mais te agrada, não esquecendo de pensar na experiência dos seus leitores.
Você precisa pensar que ao entrar, a página deve abrir rapidamente, deve ter uma aparência limpa, intuitiva, o tamanho da fonte deve ser agradável aos olhos etc.
► Escreva alguns bons posts
Eu recomendo que você já prepare uns 10 bons posts antes de começar a divulgar o blog.
Isso porque as pessoas precisam chegar no seu blog e encontrar conteúdos para acessar.
E não somente um.
Você pode começar fazendo um post se apresentando e apresentando o blog ou já partir para o conteúdo em si.
Aproveite para se acostumar com as ferramentas que a sua plataforma oferece para formatação do texto, inserir imagens e vídeos etc.
► Escreva a página "Sobre mim"
A página "Sobre mim" é importante porque ela vai te apresentar, falar sobre quem você é.
Muitos leitores, ao visitar um blog pela primeira vez, se identificam com a forma como a pessoa escreveu o texto e querem conhecer mais sobre quem está atrás da tela.
Se o seu blog não for pessoal, e sim de uma marca, uma ideia... utilize esse espaço para falar sobre ela.
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay |
► Escreva a página "Contato"
A página de contato é obrigatória.
Você precisa fornecer uma forma de os seus leitores entrarem em contato com você.
Seja para fazer um elogio, tirar uma dúvida, fazer uma proposta...
Eu sugiro que você não só coloque nessa página qual é o seu e-mail para contato, mas sim, crie um formulário bonitinho, com os campos para a pessoa colocar o nome, e-mail, o assunto e a mensagem.
Além disso, insira também um pouco de texto falando sobre como você está aberta a receber o contato dos seus seguidores.
Essa página, além de servir para as pessoas entrarem em contato, pode ser um local para você colocar um formulário de inscrição para as pessoas receberem as suas newsletters.
► Crie a página de "Política de privacidade e termos de uso"
A página de "Política de privacidade e termos de uso" também é obrigatória.
Você vai precisar que essa página esteja presente no seu blog no momento de se inscrever para o serviço de publicidade por anúncios do Google Adsense.
Mas como fazer a página de Política de privacidade e a de termos de uso?
Eu sugiro que você acesse a página de orientações do próprio Google que te orienta como fazer.
Além disso, existem geradores desses termos na internet.
Procure por "gerador de política de privacidade e termos de uso" no Google e você vai encontrar vários, somente será necessário atualizar com as suas informações.
Eu também sugiro que você veja como os outros blogs que você gosta fizeram a deles e use como inspiração.
Imagem de 200 Degrees por Pixabay |
3. Trabalhando as redes sociais
- Crie as redes sociais do seu blog
- Acrescente os ícones de redes sociais ao blog e os configure
- Crie conteúdos para as redes sociais do blog para cada post
- Promova seus posts nas redes sociais
► Crie as redes sociais do seu blog
Agora eu sugiro que você crie as redes sociais para o seu blog ou conecte a sua rede social pessoal.
Adicione os ícones das redes sociais que você vai usar ao blog e configure-os colocando os links para essas redes sociais.
Eu sugiro que você coloque esses ícones na página inicial (de preferência no menu do blog), lá embaixo no rodapé, na página de contato e/ou abaixo do "Sobre mim".
Eu recomendo que você coloque:
- Instagram
- Pinterest
- Facebook
- Youtube
- Twitter
Isso vai depender de onde o seu público mais está, qual rede social você é mais atuante etc.
► Acrescente os ícones de redes sociais ao blog e os configure
Esse ponto é basicamente o ponto anterior hehe
► Crie conteúdos para as redes sociais do blog para cada post
Agora, eu recomendo que você abra cada post que você já fez no blog e crie uma imagem sobre ele para divulgar em cada rede social.
Assim você já vai dar aquele boost inicial, atraindo pessoas para o seu blog.
A partir daí, para cada post que você fizer no blog, crie também a imagem de divulgação ou algum conteúdo a partir do post para compartilhar nas redes sociais.
Você vai manter os seus seguidores nas redes sociais atualizados sobre o que acontece no blog e ainda e atrair tráfego de várias fontes.
► Promova seus posts nas redes sociais
Continuando o tópico anterior, eu sugiro que você se organize muito bem para fazer as postagens nas redes sociais com certa periodicidade e rigor.
Você pode usar um calendário, uma planilha simples no excel, um planejador de tarefas...
Eu fiz um post aqui no blog contado como eu utilizo o Trello para organizar as tarefas do blog, se quiser dar uma olhadinha, ele pode ajudar.
4. Crescendo
- Conecte seu blog ao Google Analytics
- Conecte seu blog ao Google Search Console
- Continue escrevendo bons posts
- Adicione um formulário de inscrição
- Se a sua plataforma suporta, instale um plugin de SEO
► Conecte seu blog ao Google Analytics
Eu fiz um post aqui no Freebies sobre os 6 apps definitivamente essenciais para bloggers, e o Google Analytics sem dúvidas está na lista.
O Google Analytics é uma excelente ferramenta e eu diria essencial para qualquer blog.
Com ela você consegue conferir:
- Quem são os seus leitores
- Quais páginas eles mais visitam
- De qual país, estado e cidade mais vem o seu tráfego
- Quanto tempo eles costumam ficar nas suas páginas
- Quantas páginas eles leem em cada visita...
- E muito, mas muito mais!
Para conectar o seu blog ao G. Analytics é muito simples.
Procure por tutoriais na internet, pois para cada plataforma pode haver uma forma diferente.
► Conecte seu blog ao Google Search Console
O Google Search Console também é outra ferramenta do Google que permite que você verifique como o seu blog está aparecendo no Google.
Ou seja, você verifica o status de indexação dos seus posts e ele ainda te dá soluções para otimizar a visibilidade do seu blog.
É mágico.
Você recebe mensalmente um relatório que te fala quantos cliques o seu blog teve que vieram de resultados de pesquisa no Google...
Vê se as pessoas estão clicando nos resultados de imagens ou se são nos gerais...
Quais palavras-chave as pessoas estão buscando...
É muito bom.
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay |
► Continue escrevendo bons posts
Isso não precisaria ser falado, mas continue trabalhando constantemente na produção de bons conteúdos para fidelizar os seus leitores e conquistar cada vez mais novas visitas.
Pesquise técnicas de SEO para aplicar nos seus textos para que eles apareçam em posições melhores no Google.
Procure também por técnicas de redação para a web pois a leitura na internet é diferente da leitura em livros, jornais etc.
Os textos não podem ser monótonos, com aquele bloco gigantesco de letras, sem espaçamento, sem o uso de imagens etc.
Lembre-se que você precisa estudar constantemente para oferecer um bom conteúdo se você quiser ter sucesso com o seu blog.
Aqui no blog eu fiz um post sobre o que é SEO e como aplicar no seu blog em passos extremamente simples.
► Adicione um formulário de inscrição
Adicionar um formulário de inscrição é muito importante, porque assim os seus visitantes conseguem se tornar seguidores.
Eles se inscrevem para receber notificações sobre seus novos posts e você consegue manter contato constante com eles dessa forma.
Você pode colocar na página inicial, abaixo do "Sobre mim", no final das postagens...
Ou seja, onde eles mais têm acesso.
► Se a sua plataforma suporta, instale um plugin de SEO
Aqui no Blogger eu sei que não existe esse plugin, mas no Wordpress sim.
Ele facilita o seu trabalho no momento de formatar os seus posts de acordo com as regras do SEO.
Mas não se limite a ele, afinal de contas é importante você aprender a fazer autonomamente também.
No blogger, apesar de não existir o plugin, existem todas as ferramentas para você escrever o texto de acordo com as estratégias para os mecanismos de busca.
5. Monetizando
- Inscreva-se em algum serviço de publicidade (Google Adsense)
- Crie um mídia kit
- Crie algum produto ou serviço digital
- Divulgue algum produto ou serviço como afiliado
► Inscreva-se em algum serviço de publicidade (Google Adsense)
Agora, aquela parte que muita gente precisa saber se quiser trabalhar com o blog e fazer desse trabalho a sua profissão.
Você já deve saber, mas muita gente vive de blogs utilizando as muitas formas de monetização.
Eu fiz aqui um post sobre 4 formas de monetizar o seu blog, dê uma olhada para saber mais detalhadamente sobre cada uma das formas.
O Google Adsense é uma delas.
Com o Google Adsense após passar por um processo de análise por parte da equipe do Google, se você for aprovado, pode veicular banners pelo seu site com anúncios de diferentes empresas.
São duas as principais formas de ganhar dinheiro com o Google Adsense:
1. Se a pessoa que está lendo o seu blog gostar do assunto de um anúncio e clicar, você ganha um determinado valor.
2. A cada mil visualizações que os anúncios receberem (e nesse caso a pessoa não precisa clicar, só de visualizar já conta) você também recebe alguns centavos.
Quanto maior o número de banners do blog, consequentemente maior será a chance de ter um anúncio clicado ou de ganhar mais com as visualizações.
► Crie um mídia kit
O mídia kit serve para você divulgar o seu trabalho para possíveis anunciantes e marcas que queiram trabalhar com você.
Eu mostrei passo a passo aqui como criar um midia kit no Canva, leia ele depois desse post para saber como fazer.
Todos os dias essas importantes marcas recebem propostas de parcerias de blogueiras de todos os cantos do país.
Para chamar a atenção dessas marcas e empresas da forma mais profissional possível, você precisa de um mídia kit que apresente de forma clara e objetiva as suas métricas, o seu público, o modo como você desenvolve o seu trabalho etc.
Todos os dias essas importantes marcas recebem propostas de parcerias de blogueiras de todos os cantos do país.
Para chamar a atenção dessas marcas e empresas da forma mais profissional possível, você precisa de um mídia kit que apresente de forma clara e objetiva as suas métricas, o seu público, o modo como você desenvolve o seu trabalho etc.
► Crie algum produto ou serviço digital
Você pode criar um e-book, um curso ou um produto sobre o assunto.
Após criá-lo e disponibilizá-lo em uma plataforma como a Hotmart, a Eduzz e a Monetizze, comece a divulgá-lo no seu blog.
► Divulgue algum produto ou serviço como afiliado
Você vai acessar uma ou mais plataformas que promovem produtos ou serviços, escolher o que mais se encaixa com o nicho do seu blog e solicitar afiliação.
É muito importante você escolher bem o produto porque ele tem que ajudar o tipo de pessoa que lê o seu blog.
Se ele não for relacionado ao seu nicho, as pessoas não vão se interessar.
Após escolher o produto e obter a autorização para ser afiliada (alguns produtos não precisam ser aprovados pelo produtor) você vai obter o link de afiliado.
Agora basta você utilizar a sua criatividade e conhecimento das melhores técnicas para vender como afiliado.
♡
Ufa!
Eu amo conteúdo bem completinho assim.
Um guia passo a passo.
Cheio de detalhes e bem organizado para você conseguir se organizar e aplicar o que aprendeu.
Lembrando que eu já deixei o checklist em forma de imagem lá em cima e vou deixar aqui embaixo de novo.
+ E-Book Manual do Pinterest: aprenda a atrair muito tráfego para o seu blog
Aqui vai novamente o checklist!
Salve ele aí com você para consultar no momento de criar o seu blog.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado!
amei sua explicação .vai ser muito util para mim.
ResponderExcluirQue bom Sandra! Fico muito feliz que tenha ficado claro. Espero que te ajude muito. Beijo!
ExcluirBem informativo o seu post sobre como criar um blog! Adorei as dicas.
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