Pular para o conteúdo principal

Trello: Como Usar Essa Ferramenta Gratuita para Planejar e Organizar Suas Tarefas do Blog


Você ainda não usa o Trello para planejar e organizar sua rotina de blogger?

Ou já tentou e, por achar complicada, não conseguiu usar a ferramenta por muito tempo?

Bem, seja qual for a resposta, chegou o momento de aprender definitivamente as vantagens de utilizar o Trello e como você vai poder organizar os seus conteúdos com ele.

Nesse post eu vou te mostrar:

  • O que é o Trello;
  • Vamos fazer um tour pela ferramenta;
  • Vou explicar por que você precisa usar o Trello no planejamento de conteúdo do seu blog
  • Vou mostrar como eu uso o Trello para o meu blog
  • Te orientar a criar o seu Calendário Editorial com o Trello

Ou seja, não há razão para não experimentar!

Quer fazer do Trello a solução definitiva para o planejamento do seu blog?

Continue lendo.


Como usar o Trelo para organizar e planejar as tarefas do seu blog


O QUE É O TRELLO


O Trello é uma plataforma (também disponível em app) que consegue reunir em um só lugar tudo o que você precisa para organizar suas tarefas das mais variadas formas.

Bem resumidamente, o Trello:

  • É gratuito (você paga só se quiser a versão mais completa);
  • O cadastro é rápido;
  • É fácil de usar (e eu vou te mostrar aqui mesmo nesse post);
  • É em língua portuguesa;
  • Você pode baixá-lo pelo Google Play ou App Store;
  • É possível classificar tudo em cores;
  • Compartilhar e delegar as tarefas para outras pessoas no mesmo lugar;
  • Acompanhar o que está para ser feito, o que está sendo feito e o que foi concluído;
  • Arrastar e soltar os cartões com as tarefas nas listas correspondentes;
  • Adicionar imagens;
  • Checklists (que é o que melhor funciona para mim);
  • Adicionar outros aplicativos dentro do Trello (Evernote, Google Drive e outros).

Vamos fazer um tour pela ferramenta e conhecer cada uma das suas funções.


+ E-Book Manual do Pinterest: como criar bons pins, melhores horários para postar, como gerar muito tráfego para o seu blog e muito mais!

CONHECENDO O TRELLO PARTE POR PARTE


Login/cadastro


Tela de login no Trello


Essa é a página de login

Você pode acessar criando rapidamente um usuário e senha...

Ou acessar com sua conta do Google.

Quadros

Quadros no Trello

Essa é a página inicial da minha área. 

Observe que é possível criar vários quadros (boards), para cada área/assunto que você queira administrar.

Posicionando o mouse em cima de um board você vê uma estrela na parte inferior. Clicando na estrela 🌟 você consegue definir os seus quadros favoritos, ou seja, que aparecerão em destaque.

Esse é o seu quadro



Tela inicial do Trello


Essa é a forma como o meu board está organizado (vou explicar mais a frente como eu uso o Trello para me organizar).

Menu


No menu à direita você consegue:

  • Adicionar uma descrição sobre o quadro;
  • Alterar a cor do fundo - que pode também ser uma imagem;
  • Filtrar os cartões à mostra;
  • Adicionar stickers;
  • Escolher "power-ups" que são alguns recursos adicionais. Mas há um limite para o plano gratuito (no meu caso escolhi o calendário);







Logo abaixo do menu você consegue acompanhar as atividades que você está realizando nos quadros.

Exemplo: 

Ana Paula concluiu "Criar dois novos pins para o Pinterest"
Joana (se eu tivesse compartilhado essa tarefa com ela) concluiu "Redigir novo post para o blog". Isso é muito útil para trabalhos em grupo.

O que você pode colocar nos cartões

Dentro de um cartão você pode adicionar:


  • Membros
Os membros são as pessoas com quem você compartilhou o seu cartão para que elas possam editar.

Exemplo: uma empresa ou um blog colaborativo pode determinar que algumas pessoas façam certas atividades. Essas pessoas vão editar em tempo real os quadros.

  • Etiquetas
As etiquetas servem para você classificar as atividades.

Exemplo: cores diferentes podem ser usadas para indicar que uma atividade está para ser feita, está em andamento ou já foi concluída.

  • Checklist

O checklist é a melhor ferramenta para mim. Serve para você ter o controle das atividades que precisa cumprir. E você ainda consegue copiar atividades de outros cartões para facilitar o seu trabalho.

Exemplo: uma relação de posts a publicar, de itens a comprar, pessoas a contatar.


Checklists no Trello

  • Data entrega

Com essa função você consegue definir um horário limite para cumprir uma tarefa.



  • Anexo

É possível anexar imagens do computador, de outro cartão ou quadro do Trello, Google Drive, Dropbox e muitos outros lugares.




Mais a frente eu vou contar para você a importância do Trello para  gerenciar o seu blog de forma definitiva...

E como EU uso essa ferramenta como meu Calendário Editorial.


Por que você precisa usar o Trello para o seu blog


POR QUE VOCÊ PRECISA USAR O TRELLO NO PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO DO SEU BLOG


Não importa qual o nicho do seu blog, você precisa atrair leitores para seus posts, certo?

E, acredite, a melhor forma de conseguir leitores e mantê-los fiéis aos seus conteúdos é criar uma organização para publicar com a frequência e qualidade adequada.

Quer um exemplo?

Você sabe que para ter sucesso com o seu blog é preciso:

  • Conhecer o seu público-alvo;
  • Produzir conteúdo relevante para ele;
  • Divulgar constantemente o conteúdo.

Porém, colocar na prática essas ações depende muito de ter um calendário editorial que te permita saber exatamente o quê e quando fazer.

No próximo tópico você vai entender melhor não apenas como usar o Trello, como também verá como EU uso essa ferramenta no meu blog.

Continue lendo.


Como usar o Trello para organizar o seu blog



COMO USAR O TRELLO PARA CRIAR O SEU CALENDÁRIO EDITORIAL


Veja só como eu utilizo somente os cartões com checklists:

O meu planejamento de conteúdo para o blog é semanal.

Assim, eu crio cartões das redes sociais e do blog em si.




Dentro do cartão de cada rede social eu crio um checklist com todos os dias da semana e com as atividades que eu devo cumprir a cada dia.

Aos finais de semana eu recrio os cartões para a próxima semana.



Para organizar as publicações, faço da seguinte forma:

Criei um cartão chamado "Blog". Todas as ações relacionadas diretamente ao blog são colocadas nele.

Exemplo:

Segunda, Quarta e Sexta: estudar sobre blog com artigos do Pinterest.

Todos os dias da semana: escrever (não que eu publique todos os dias, mas criei a meta de praticar a escrita diariamente).

Sábado e Domingo: planejar posts da próxima semana.

Segunda: publicar post "título x".

Quinta: pblicar post "título xx".

E assim por diante.

No mesmo quadro, logo abaixo, criei um novo cartão de "Ideias de posts".

Todo final de semana eu crio um novo cartão com a data da semana.

Ali anoto as ideias de posts e previsão de publicação.

Ao término da semana, se cumpri todas as previsões, arrasto para a posta de "Posts concluídos".

Assim, tenho o controle dos posts que devo escrever e publicar, e dos que concluí.




Essa é a forma como eu utilizo o Trello.

Não há nenhum segredo.

Terminei a atividade, risco do checklist e, assim, tenho o controle de todas as atividades.

Eu já vi muitas blogueiras compartilhando suas ferramentas utilizando o calendário, por exemplo.

Como eu sou meio cabeça dura para me manter organizada, prefiro deixar a tela de atividades clean, do jeitinho que vocês viram na imagem.

CONCLUSÃO


Você conheceu nesta leitura o poder que um sistema de organização como o Trello ofecere para o seu blog.

E o melhor: gratuitamente.

Pronta para começar?

Se precisar esclarecer algum ponto, deixe nos comentários ou entre em contato comigo 😉

Gostou desse post?

Então inscreva-se no Freebies para Bloggers para acompanhar as novas publicações.




Comentários

  1. Olá
    Eu já usei o Trello, mas pra organizar uma página que mantinha com alguns outros membros. Eu faço o calendário editorial do blog em um caderno, usando post its. Por enquanto vem funcionando pra mim, mas não posso negar que migrar pro trello traria mais facilidade e praticidade pra mim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Trello é perfeito mesmo para trabalhos em equipe. Eu gosto muito de ir testando formas novas de me organizar. Por enquanto, estou muito feliz com o Trello. Assim que decidir trocar, certamente contarei tudo aqui.

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

41 Frases Para Legendas De Fotos no Instagram

Eu selecionei 41 frases para as legendas das suas fotos no Instagram. As frases e citações são uma alternativa para aqueles momentos em que você não sabe o que colocar na legenda da sua foto... e também para complementar o texto da legenda. Para as blogueiras , é fundamental manter uma frequência de postagens regulares, e, consequentemente, acrescentar legendas bem planejadas. Para os outros tipos de usuários , encontrar uma legenda significativa para as fotos pode ser um desafio. Pensando nisso e principalmente pela sugestão de uma leitora aqui do Freebies , pesquisei algumas das melhores frases pela internet para legendas de fotos. São frases curtas, simples, mas muito expressivas. Elas também são perfeitas para as frases de status do whatsapp ou para mandar para alguém que você ama. FRASES PARA LEGENDAS DO INSTAGRAM "Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir" - Steve Jobs "Não desista, o começo é sempre mais difícil"

25 Frases Para Legendas de Fotos Sozinha no Instagram

Nem só de conteúdo sérios, respiros e frases se faz um bom Instagram. Não é verdade? Mostrar um pouquinho sobre quem você é ... Sobre o que você pensa ... É fundamental para criar uma conexão com os seus seguidores. Pensando nisso, e a pedido de algumas leitoras aqui do Freebies (eu amo quando vocês mandam o feedback quando recebem o e-mail de boas vindas), eu criei esse post com 25 frases para legendas de fotos sozinha no Instagram . Eu tentei agradar a todos os estilos: desde os mais profissionais aos mais pessoais... desde frases um pouco mais "afrontosas" até àquelas com o objetivo de inspirar! Fiz uma pesquisa básica no Instagram de vocês que me marcaram no Instagram em algum conteúdo que encontraram aqui no Freebies e percebi que os assuntos que vocês tratam por lá são bem diferentes entre si . Espero que essas frases ajudem vocês a construir aquela legenda perfeita nas fotos de vocês. São frases curtas, simples, mas muito expressivas. Elas também são perfeitas p

Fotos de Respiro Para O Feed Do Instagram Grátis: 23 Modelos Em Tons Terrosos

Quantos feeds organizados com tons terrosos você conhece? Ou melhor... Quão fácil é encontrar fotos de respiro prontinhas para feeds que seguem esse estilo? Bem difícil, eu sei! (Edit: quando eu postei pela primeira vez eu juro que não estava muito em alta os tons terrosos hehe) As fotos de respiro tem um papel muito importante na organização do feed, pois dão a impressão de "descanso" em meio às suas fotos pessoais ou às fotos da sua marca. Elas também: Ajudam nos momentos de bloqueio criativo; Colaboram para manter a frequência de postagens (são coringas); Transmitem sentimentos aos seus seguidores (motivação, paciência, persistência, amor); São facilmente repostadas, pois despertam o desejo de compartilhar. No post de hoje eu preparei um combo de 23 fotos de respiro com:  Frases inspiradoras, curtas e de fácil impacto; Com diferentes fontes tipográficas; Ícones simples; Fundos lisos com cores da paleta mais comum de tons terrosos. São 23 fotos