Você ainda não usa o Trello para planejar e organizar sua rotina de blogger?
Ou já tentou e, por achar complicada, não conseguiu usar a ferramenta por muito tempo?
Bem, seja qual for a resposta, chegou o momento de aprender definitivamente as vantagens de utilizar o Trello e como você vai poder organizar os seus conteúdos com ele.
Nesse post eu vou te mostrar:
- O que é o Trello;
- Vamos fazer um tour pela ferramenta;
- Vou explicar por que você precisa usar o Trello no planejamento de conteúdo do seu blog
- Vou mostrar como eu uso o Trello para o meu blog
- Te orientar a criar o seu Calendário Editorial com o Trello
Ou seja, não há razão para não experimentar!
Quer fazer do Trello a solução definitiva para o planejamento do seu blog?
Continue lendo.
O Trello é uma plataforma (também disponível em app) que consegue reunir em um só lugar tudo o que você precisa para organizar suas tarefas das mais variadas formas.
Bem resumidamente, o Trello:
- É gratuito (você paga só se quiser a versão mais completa);
- O cadastro é rápido;
- É fácil de usar (e eu vou te mostrar aqui mesmo nesse post);
- É em língua portuguesa;
- Você pode baixá-lo pelo Google Play ou App Store;
- É possível classificar tudo em cores;
- Compartilhar e delegar as tarefas para outras pessoas no mesmo lugar;
- Acompanhar o que está para ser feito, o que está sendo feito e o que foi concluído;
- Arrastar e soltar os cartões com as tarefas nas listas correspondentes;
- Adicionar imagens;
- Checklists (que é o que melhor funciona para mim);
- Adicionar outros aplicativos dentro do Trello (Evernote, Google Drive e outros).
Vamos fazer um tour pela ferramenta e conhecer cada uma das suas funções.
+ E-Book Manual do Pinterest: como criar bons pins, melhores horários para postar, como gerar muito tráfego para o seu blog e muito mais!
CONHECENDO O TRELLO PARTE POR PARTE
Login/cadastro
Essa é a página de login.
Você pode acessar criando rapidamente um usuário e senha...
Ou acessar com sua conta do Google.
Quadros
Essa é a página inicial da minha área.
Observe que é possível criar vários quadros (boards), para cada área/assunto que você queira administrar.
Posicionando o mouse em cima de um board você vê uma estrela na parte inferior. Clicando na estrela 🌟 você consegue definir os seus quadros favoritos, ou seja, que aparecerão em destaque.
Esse é o seu quadro
Essa é a forma como o meu board está organizado (vou explicar mais a frente como eu uso o Trello para me organizar).
Menu
No menu à direita você consegue:
Logo abaixo do menu você consegue acompanhar as atividades que você está realizando nos quadros.
Exemplo:
Ana Paula concluiu "Criar dois novos pins para o Pinterest"
Joana (se eu tivesse compartilhado essa tarefa com ela) concluiu "Redigir novo post para o blog". Isso é muito útil para trabalhos em grupo.
O que você pode colocar nos cartões
- Adicionar uma descrição sobre o quadro;
- Alterar a cor do fundo - que pode também ser uma imagem;
- Filtrar os cartões à mostra;
- Adicionar stickers;
- Escolher "power-ups" que são alguns recursos adicionais. Mas há um limite para o plano gratuito (no meu caso escolhi o calendário);
Logo abaixo do menu você consegue acompanhar as atividades que você está realizando nos quadros.
Exemplo:
Ana Paula concluiu "Criar dois novos pins para o Pinterest"
Joana (se eu tivesse compartilhado essa tarefa com ela) concluiu "Redigir novo post para o blog". Isso é muito útil para trabalhos em grupo.
O que você pode colocar nos cartões
Dentro de um cartão você pode adicionar:
Exemplo: uma empresa ou um blog colaborativo pode determinar que algumas pessoas façam certas atividades. Essas pessoas vão editar em tempo real os quadros.
- Membros
Exemplo: uma empresa ou um blog colaborativo pode determinar que algumas pessoas façam certas atividades. Essas pessoas vão editar em tempo real os quadros.
- Etiquetas
As etiquetas servem para você classificar as atividades.
Exemplo: cores diferentes podem ser usadas para indicar que uma atividade está para ser feita, está em andamento ou já foi concluída.
O checklist é a melhor ferramenta para mim. Serve para você ter o controle das atividades que precisa cumprir. E você ainda consegue copiar atividades de outros cartões para facilitar o seu trabalho.
Exemplo: uma relação de posts a publicar, de itens a comprar, pessoas a contatar.
Com essa função você consegue definir um horário limite para cumprir uma tarefa.
É possível anexar imagens do computador, de outro cartão ou quadro do Trello, Google Drive, Dropbox e muitos outros lugares.
Mais a frente eu vou contar para você a importância do Trello para gerenciar o seu blog de forma definitiva...
E como EU uso essa ferramenta como meu Calendário Editorial.
Exemplo: cores diferentes podem ser usadas para indicar que uma atividade está para ser feita, está em andamento ou já foi concluída.
- Checklist
O checklist é a melhor ferramenta para mim. Serve para você ter o controle das atividades que precisa cumprir. E você ainda consegue copiar atividades de outros cartões para facilitar o seu trabalho.
Exemplo: uma relação de posts a publicar, de itens a comprar, pessoas a contatar.
- Data entrega
Com essa função você consegue definir um horário limite para cumprir uma tarefa.
- Anexo
É possível anexar imagens do computador, de outro cartão ou quadro do Trello, Google Drive, Dropbox e muitos outros lugares.
Mais a frente eu vou contar para você a importância do Trello para gerenciar o seu blog de forma definitiva...
E como EU uso essa ferramenta como meu Calendário Editorial.
POR QUE VOCÊ PRECISA USAR O TRELLO NO PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO DO SEU BLOG
Não importa qual o nicho do seu blog, você precisa atrair leitores para seus posts, certo?
E, acredite, a melhor forma de conseguir leitores e mantê-los fiéis aos seus conteúdos é criar uma organização para publicar com a frequência e qualidade adequada.
Quer um exemplo?
Você sabe que para ter sucesso com o seu blog é preciso:
- Conhecer o seu público-alvo;
- Produzir conteúdo relevante para ele;
- Divulgar constantemente o conteúdo.
Porém, colocar na prática essas ações depende muito de ter um calendário editorial que te permita saber exatamente o quê e quando fazer.
No próximo tópico você vai entender melhor não apenas como usar o Trello, como também verá como EU uso essa ferramenta no meu blog.
Continue lendo.
Veja só como eu utilizo somente os cartões com checklists:
O meu planejamento de conteúdo para o blog é semanal.
Assim, eu crio cartões das redes sociais e do blog em si.
Dentro do cartão de cada rede social eu crio um checklist com todos os dias da semana e com as atividades que eu devo cumprir a cada dia.
Aos finais de semana eu recrio os cartões para a próxima semana.
Para organizar as publicações, faço da seguinte forma:
Criei um cartão chamado "Blog". Todas as ações relacionadas diretamente ao blog são colocadas nele.
Exemplo:
Segunda, Quarta e Sexta: estudar sobre blog com artigos do Pinterest.
Todos os dias da semana: escrever (não que eu publique todos os dias, mas criei a meta de praticar a escrita diariamente).
Sábado e Domingo: planejar posts da próxima semana.
Segunda: publicar post "título x".
Quinta: pblicar post "título xx".
E assim por diante.
No mesmo quadro, logo abaixo, criei um novo cartão de "Ideias de posts".
Todo final de semana eu crio um novo cartão com a data da semana.
Ali anoto as ideias de posts e previsão de publicação.
Ao término da semana, se cumpri todas as previsões, arrasto para a posta de "Posts concluídos".
Assim, tenho o controle dos posts que devo escrever e publicar, e dos que concluí.
Essa é a forma como eu utilizo o Trello.
Não há nenhum segredo.
Terminei a atividade, risco do checklist e, assim, tenho o controle de todas as atividades.
Como eu sou meio cabeça dura para me manter organizada, prefiro deixar a tela de atividades clean, do jeitinho que vocês viram na imagem.
Você conheceu nesta leitura o poder que um sistema de organização como o Trello ofecere para o seu blog.
E o melhor: gratuitamente.
Pronta para começar?
Se precisar esclarecer algum ponto, deixe nos comentários ou entre em contato comigo 😉
Gostou desse post?
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Assim, eu crio cartões das redes sociais e do blog em si.
Dentro do cartão de cada rede social eu crio um checklist com todos os dias da semana e com as atividades que eu devo cumprir a cada dia.
Aos finais de semana eu recrio os cartões para a próxima semana.
Para organizar as publicações, faço da seguinte forma:
Criei um cartão chamado "Blog". Todas as ações relacionadas diretamente ao blog são colocadas nele.
Exemplo:
Segunda, Quarta e Sexta: estudar sobre blog com artigos do Pinterest.
Todos os dias da semana: escrever (não que eu publique todos os dias, mas criei a meta de praticar a escrita diariamente).
Sábado e Domingo: planejar posts da próxima semana.
Segunda: publicar post "título x".
Quinta: pblicar post "título xx".
E assim por diante.
No mesmo quadro, logo abaixo, criei um novo cartão de "Ideias de posts".
Todo final de semana eu crio um novo cartão com a data da semana.
Ali anoto as ideias de posts e previsão de publicação.
Ao término da semana, se cumpri todas as previsões, arrasto para a posta de "Posts concluídos".
Assim, tenho o controle dos posts que devo escrever e publicar, e dos que concluí.
Essa é a forma como eu utilizo o Trello.
Não há nenhum segredo.
Terminei a atividade, risco do checklist e, assim, tenho o controle de todas as atividades.
Eu já vi muitas blogueiras compartilhando suas ferramentas utilizando o calendário, por exemplo.
Como eu sou meio cabeça dura para me manter organizada, prefiro deixar a tela de atividades clean, do jeitinho que vocês viram na imagem.
CONCLUSÃO
Você conheceu nesta leitura o poder que um sistema de organização como o Trello ofecere para o seu blog.
E o melhor: gratuitamente.
Pronta para começar?
Se precisar esclarecer algum ponto, deixe nos comentários ou entre em contato comigo 😉
Gostou desse post?
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Olá
ResponderExcluirEu já usei o Trello, mas pra organizar uma página que mantinha com alguns outros membros. Eu faço o calendário editorial do blog em um caderno, usando post its. Por enquanto vem funcionando pra mim, mas não posso negar que migrar pro trello traria mais facilidade e praticidade pra mim.
Vidas em Preto e Branco
O Trello é perfeito mesmo para trabalhos em equipe. Eu gosto muito de ir testando formas novas de me organizar. Por enquanto, estou muito feliz com o Trello. Assim que decidir trocar, certamente contarei tudo aqui.
ExcluirMuito obrigada pela visita e pelo comentário <3