Trabalhar a divulgação dos posts...
... e ainda promover o engajamento com os seus leitores numa frequência adequada, é um problema para você?
Se não, parabéns!
Você faz parte de uma pequena parcela de bloggers que consegue gerenciar bem o tempo e compromissos com o blog.
Mas, para muitos...
- Escrever textos de qualidade
- Aplicar técnicas de SEO para ranquear os posts
- Selecionar as melhores imagens
- Conseguir postar nos melhores horários
- Responder os comentários
- Criar a arte para divulgação dos posts nas redes sociais...
... calma que a lista ainda segue...
... postar o conteúdo nas melhores redes sociais para o seu nicho com as devidas hashtags e acompanhar as métricas dessas mídias para aprimorar a criação do seu conteúdo, entre outras coisas, é um verdadeiro desafio.
Vetor criado por freepik - br.freepik.com |
Disciplina e muito amor pelo seu blog são fundamentais para que você tenha um blog de sucesso, mas existem alguns aplicativos que podem facilitar o seu trabalho.
Continue lendo para conhecer 6 apps que são verdadeiramente essenciais para você administrar o seu blog.
Vou começar pelos mais óbvios e sigo para aqueles que nem todos conhecem.
+ E-book Manual do Pinterest: aprenda os segredos do Pinterest para atrair muito, muito tráfego para o seu blog
1. Redes sociais
Eu poderia especificar o Instagram, por exemplo, porque é a minha rede social preferida.
Mas cada blogger sabe em qual rede social consegue postar mais e ter uma relação mais engajada com os seguidores.
Por isso, independentemente de quais redes sociais você escolherá para associar o seu blog:
É fundamental que você esteja presente em outros lugares além do blog em si para ampliar o alcance do seu conteúdo e gerar tráfego de fontes variadas.
As redes sociais mais comuns entre bloggers são:
2. Pinterest
Não é segredo para ninguém que já acompanha o Freebies Para Bloggers que o Pinterest é o meu site/plataforma/fonte de inspiração preferido.
Mais de 75% dos leitores aqui do blog são provenientes do Pinterest.
Se você quer atrair leitores/seguidores que realmente podem se interessar no seu conteúdo e, provavelmente, voltarem ao seu site, invista no Pinterest.
3. Google Analytics
O Google Analytics é fundamental!
Essencial mesmo!
Essa ferramenta vai monitorar todos os acessos ao seu blog e por meio disso te indicar vários relatórios úteis:
Analisando essas métricas eu já consegui descobrir:
É gratuito.
Então, por favor, se você ainda não instalou o Google Analytics no seu blog: faça!
Procure no Youtube "como colocar o Google Analytics no meu blog" e você encontrará vários tutoriais super simples.
4. Trello
Já fiz um post inteirinho sobre o Trello explicando como eu uso o aplicativo/site como um Calendário Editorial para organizar os conteúdos do meu blog.
Eu coloquei o Trello porque é o que eu uso, mas você pode usar qualquer app para organização.
Manter a regularidade nas publicações é um dos ingredientes para manter o fluxo de visitantes do seu blog.
Por isso, utilizando um organizador você tem uma espécie de Calendário Editorial.
Controle:
5. Mailchimp
Como todos os outros: essencial.
Você precisa manter os seus seguidores informados sobre o que acontece no seu blog.
Você pode até mesmo criar uma comunidade em torno do blog se você tiver um controle de quais são as pessoas interessadas no seu conteúdo.
Para isso, você pode utilizar o Mailchimp (ou outra plataforma de e-mails).
Com ele você:
6. Google Drive
O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem.
Eu uso o Google Drive para disponibilizar os recursos que vocês encontram aqui no blog, mas ele vai muito além disso.
No Google Drive você consegue fazer um backup dos seus arquivos, salvar ideias...
Se você divide o seu blog com alguém, o Google Drive é excelente porque ele permite:
Gostou desse conteúdo?
❤ Quais desses apps você já usa?
❤ Você acrescentaria algum outro app que seja fundamental?
Eu poderia especificar o Instagram, por exemplo, porque é a minha rede social preferida.
Mas cada blogger sabe em qual rede social consegue postar mais e ter uma relação mais engajada com os seguidores.
Por isso, independentemente de quais redes sociais você escolherá para associar o seu blog:
É fundamental que você esteja presente em outros lugares além do blog em si para ampliar o alcance do seu conteúdo e gerar tráfego de fontes variadas.
As redes sociais mais comuns entre bloggers são:
- Facebook Messenger
- Youtube
2. Pinterest
Não é segredo para ninguém que já acompanha o Freebies Para Bloggers que o Pinterest é o meu site/plataforma/fonte de inspiração preferido.
Mais de 75% dos leitores aqui do blog são provenientes do Pinterest.
Se você quer atrair leitores/seguidores que realmente podem se interessar no seu conteúdo e, provavelmente, voltarem ao seu site, invista no Pinterest.
3. Google Analytics
O Google Analytics é fundamental!
Essencial mesmo!
Essa ferramenta vai monitorar todos os acessos ao seu blog e por meio disso te indicar vários relatórios úteis:
- Número total de visitantes
- Origens de tráfego
- Perfil do seu público
- Páginas mais e menos acessadas
- Entre outros
Analisando essas métricas eu já consegui descobrir:
- Qual tipo de conteúdo vocês mais gostam
- De quais redes sociais vocês mais vêm
- Quais são os dias da semana que vocês conseguem acessar mais o blog
- E muito mais!
É gratuito.
Então, por favor, se você ainda não instalou o Google Analytics no seu blog: faça!
Procure no Youtube "como colocar o Google Analytics no meu blog" e você encontrará vários tutoriais super simples.
4. Trello
Já fiz um post inteirinho sobre o Trello explicando como eu uso o aplicativo/site como um Calendário Editorial para organizar os conteúdos do meu blog.
Eu coloquei o Trello porque é o que eu uso, mas você pode usar qualquer app para organização.
Manter a regularidade nas publicações é um dos ingredientes para manter o fluxo de visitantes do seu blog.
Por isso, utilizando um organizador você tem uma espécie de Calendário Editorial.
Controle:
- Quais posts você fará
- Em quais dias
- Em quais horários
- Em quais redes sociais (além do blog).
5. Mailchimp
Como todos os outros: essencial.
Você precisa manter os seus seguidores informados sobre o que acontece no seu blog.
Você pode até mesmo criar uma comunidade em torno do blog se você tiver um controle de quais são as pessoas interessadas no seu conteúdo.
Para isso, você pode utilizar o Mailchimp (ou outra plataforma de e-mails).
Com ele você:
- Recebe inscrições de pessoas interessadas no blog
- Manda e-mails regulares com novas publicações
- Envia e-mails esporádicos em momentos especiais
- E muito mais.
6. Google Drive
O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem.
Eu uso o Google Drive para disponibilizar os recursos que vocês encontram aqui no blog, mas ele vai muito além disso.
No Google Drive você consegue fazer um backup dos seus arquivos, salvar ideias...
Se você divide o seu blog com alguém, o Google Drive é excelente porque ele permite:
- Compartilhar documentos do Microsoft Office Word, PowerPoint, Excel e muitos outros
- Permitir que várias pessoas editem o arquivo ao mesmo tempo.
- Acompanhar as alterações que outras pessoas estão fazendo, deixar comentários e muito mais.
💎
Relembrando os 6 apps para blogueiros:
- Redes sociais
- Pinterest
- Google Analytics
- Trello
- Mailchimp
- Google Drive
Gostou desse conteúdo?
Então:
Comente:
❤ Quais desses apps você já usa?
❤ Você acrescentaria algum outro app que seja fundamental?
Compartilhe!
Leia também:
Comentários
Postar um comentário