Quem nunca ficou em dúvida sobre qual recurso do Instagram usar para criar e publicar um conteúdo?
Eu já!
Muitas vezes!
Pensando nisso eu decidi estudar cada um deles e observar como as maiores influenciadoras digitais têm usado esses recursos.
Hoje nesse post eu vou te mostrar não só em quais desses locais (Stories, Feed, IGTV e Reels) postar, mas também vou colocar uma lista de ideias de conteúdos para você produzir.
Caso você queira ir direto para algum recurso específico, é só rolar um pouquinho para baixo porque está bem divididinho.
+ Siga o Freebies no instagram > @amofreebies
Stories - O que é, o que postar e ideias de conteúdo
O que é
Essas fotos e vídeos postados nos stories são exibidos um após o outro, como slides e o seguidor pode pausar a exibição, avançar para o próximo, voltar ou pular para outro usuário.
Nos stories você consegue adicionar:
- Filtros
- Desenhos
- Colocar músicas
- Efeitos e muito mais.
Nos stories você também encontra vários outros recursos para engajar a sua audiência como:
- Caixinhas de perguntas
- Enquetes
- Gifs
- Geolocalização
- Horário
- Data
- Hashtags
- Sticker para apoiar empresas (onde você pode acessar o perfil comercial de uma empresa)
- Menções
- Teste
- Stickers
- Emojis e muito, muito mais.
O que postar
Mostre o seu dia a dia e aproveite para trazer dicas rápidas rápidas relacionadas ao seu nicho.
Também é um local mais dinâmico para você interagir com os seus seguidores por meio de caixinhas de perguntas, enquetes, testes etc.
Ideias de conteúdo
- Insights que você teve durante o dia
- Chamada para post novo no feed
- Caixinha de perguntas, enquetes etc
- Seus bastidores: Como é o seu processo de criação de conteúdo para o seu canal no Youtube; Você se arrumando para os vídeos; Você escolhendo os fornecedores do seu salão de beleza
- Cenas do seu cotidiano [café da manhã, momento com a família, com os pets, passeando no shopping, indo ao cinema, academia]
- Novidades importantes (promoções, sorteios, publis)
- Reposts de stories
- Detalhes do seu produto ou serviço (se você é uma marca ou empresa)
+ Veja também:
Feed - O que é, o que postar e ideias de conteúdo
O que é
As publicações feitas no feed do Instagram são aquelas que vão ficar reunidas no seu perfil no Instagram e que vão aparecer, conforme forem postadas, naquele feed que a gente que é usuário vai rolando e vendo (aparecem as postagens de todos aqueles que seguimos).
Quando as pessoas acessam o seu perfil em específico, elas encontram no seu feed todas as suas publicações.
Muitas pessoas, principalmente marcas, empresas, e influenciadores digitais, gostam de manter esse feed organizado visualmente, com uma aparência forte, uniforme, já que será o local em que os visitantes vão "bater os olhos" pela primeira vez.
Aqui no Amo Freebies você encontra dezenas de fotos de respiro para ajudar você a manter essa organização.
Ali no feed vão ficar reunidas as suas curtidas, comentários e conteúdos salvos.
O que postar
Conteúdo de valor, explicado mais profundamente.
Caso o seu perfil seja apenas pessoal, poste no feed as fotos mais marcantes dos momentos que você vive. Nos stories você pode compartilhar as menos importantes, as menos trabalhadas, mais espontâneas.
Entendeu a diferença?
Ideias de conteúdo
- Conteúdos em carrossel em que você precisa dividir pequenos assuntos
- Checklists
- Conteúdos numerados: X coisas para você fazer em x lugar; X formas de combinar peças em looks; X produtos para x coisa
- Publis
- Suas fotos mais bem feitas
Resumindo: conteúdos que não podem desaparecer após 24 horas.
IGTV - O que é, o que postar e ideias de conteúdo
O que é
O IGTV é um recurso do Instagram que permite a criação de vídeos verticais de até 01 hora de duração.
Mas é importante destacar que para usuários verificados o limite é de até 01 hora de duração, mas para usuários comuns o limite é de até 10 minutos.
O IGTV é como se fosse o Youtube.
Um local para carregar basicamente vídeos.
A diferença é que no IGTV os vídeos precisam ser em formato vertical.
O que postar
O IGTV é o espaço para você postar conteúdos mais longos, mais detalhados, que ensinam a fazer algo e que não cabem (ou fica muito cansativo) colocar no carrossel do feed (limite de 10 imagens).
Ideias de conteúdo
- Como fazer uma make para o dia a dia passo a passo
- Como fazer bolo de banana integral
- Como organizar as tarefas do seu blog com o Trello, Google Tasks, Agenda etc (mostrando passo a passo cada função)
- Tour completo do seu escritório, quarto, cozinha
- "Um dia comigo"
- Vlogs
- Episódios de séries
- Entrevistas
- Teaser de um lançamento da sua marca
- Vídeo resenha
- Cenas dos bastidores mais longas
Reels - O que é, o que postar, ideias de conteúdo
O que é
O Reels recebeu um post inteirinho sobre ele aqui no Amo Freebies.
Lá eu descrevi minuciosamente como usar o Reels passo a passo.
O Reels é a funcionalidade mais recente do Instagram.
Ele é uma versão atualizada do Cenas, agora com novos recursos para criar vídeos curtos como no TikTok.
Com ele você consegue criar e editar vídeos curtos de até 15 segundos e disponibilizar nos Stories, no Feed e na aba Explorar.
É possível adicionar efeitos, músicas e seus próprios áudios originais aos vídeos, além de recortar e juntar trechos diferentes em um vídeo só.
O que postar
O Reels é o espaço para colocar conteúdo dinâmico, rapidinho, "certeiro".
Exemplos: sequência de várias composições de looks, passo a passo para acessar ou fazer algo, criar pequenos storytellings (histórias com enredos curtinhos).
Ideias de conteúdo
- Como eu conheci meu melhor amigo(a)/namorado(a)/marido/esposa (contando a historinha resumida)
- 1 peça=5 looks
- Como encontrar qualquer livro em pdf (com as cenas curtinhas com cortes rápidos)
- Dublagens, challenges
Quer ajudar o post a ficar ainda mais completo?
Compartilha nos comentários mais ideias de conteúdo para cada recurso.
+ Siga o Freebies no instagram > @amofreebies
❤ Minhas recomendações para você que deseja se tornar uma empreendedora digital, trabalhar com a internet e com o que ama:
Amei ❤️❤️❤️
ResponderExcluirAh, que boooom! Fico muito feliz. Beijão!!
Excluir